Seguidores

SERENA E THOMAS EM QUADRINHOS

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pensando...


Oi pessoas! Hoje lembrei de um dos meus poemas preferidos, de autor desconhecido, e comecei a refletir sobre o tema...muitas questões me vieram à mente. Faz-se necessária, então, uma análise literária...Eis os versos:

Atirei o pau no gato-to,
Mas o gato-to não morreu-reu-reu...
Dona Chica-ca admirou-se-se,
Do berro, do berro que o gato deu...
MIAUUUUU!!!

Primeiramente gosto muito do tema. Gatos sendo colocados em seus devidos lugares é algo que ainda me faz ter fé na humanidade. Claro que não quero que os bichanos sejam feridos, né gentes, pois o poema é inteiramente metafórico.

Em segundo, questiono a admiração de Dona Chica pelo fato do gato ter berrado. Caso alguém tivesse atirado sobre ela qualquer coisa, o seu berro seria inevitável...Provavelmente não teria gritado MIAUUU,...mas depois de recuperada do susto, lançaria sobre o infeliz que lhe atacava, alguns impropérios que aqui não poderei citar por questões de auto censura. E além disso, o simples fato do gato não ter morrido, após terem-lhe atirado um pau, já lhe daria o direito de miar feito louco.

Mas reparem bem, queridos leitores, que o poema é escrito em primeira pessoa...uma hipótese bastante plausível é que o próprio autor, talvez propositalmente anônimo para que o seu malfeito não viesse a público, tenha alvejado o pobre bicho somente com o intuito de assustar a tal Dona Chica. Aventando essa possibilidade, é totalmente aceitável o fato dela ter quase se borrado com o berro do gato, pois que ele berrando e não estando dentro do seu campo de visão, provocaria-lhe um baita susto.

Bem peoples, são questões intermináveis que podem surgir de uma análise mais aprofundada dos versos de tão belo poema. O seu apelo direto a questões tão profundas da alma é muito comovente. Cada vez que o relei-o, rola uma lágrima pela minha face...mas recupero a danada com a minha língua e, em seguida dirijo-me, comovida, ao prato de ração. Sempre fico pensando, o que seria do mundo sem os críticos literários???

Lambidas analíticas a todos...
P.S.:A minha fantasia de gato estava lavada, então vesti uma de urubu mesmo.

Nenhum comentário: